segunda-feira, 26 de julho de 2010

" CARTA DO LICEU "

                                 PARTE DO GRUPO QUE PARTICIPOU DO CONGRESSO


II CONGRESSO: UM GRITO DE ALERTA

Depois de três dias de muitas informações, discussões, debates, chegou ao fim o II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES.

Um momento de afirmação da Literatura Cearense e dos Escritores e Poetas do Ceará. Um momento de reflexão, de protesto e UM GRITO DE ALERTA para que a LEITURA seja uma ferramenta de conscientização, de cidadania e que todos os interessados na LEITURA E ESCRITA unam-se para transformar o LEITOR no protagonista desse processo cultural.

Formar leitores para sobreviver, formar leitores para completar a rede iniciada pelos Escritores, Poetas... Não adianta construir bibliotecas, lançar livros, criar Editais Literários, se NÃO EXISTIR O LEITOR.

Num país onde a média de Livros que são lidos não chega a 2 livros por ano por habitante e num Estado pobre como o Ceará que essa média não chega a l livro por ano por habitante, não podemos calar. É URGENTE se criar Políticas Públicas para a FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES. Nesse sentido a Escola é o espaço ideal para desenvolver essas políticas e Projetos, investindo na criatividade e curiosidade de nossos jovens.


participAÇÃO

Foi um Encontro que se não reuniu um grande número de participantes, valeu pela representatividade, pois Escritores e Poetas de vários Grupos, Entidades e Escritores Independentes, além de Leitores,estavam presentes e contribuiram para legitimar nossas decisões.


CARTA DO LICEU
II Congresso de escritores, poetas e leitores do Ceará

1.Criação da Cesta Básica Literária - Todo empregador do Estado do Ceará terá que fazer a doação semestral de um livro de autor cearense aos seus funcionários.

2. Lutar pela aprovação de 3% do orçamento do Estado ser destinado à pasta da Cultura.

3. Implantação de Quiosques Culturais mantidos pela Secultfor.
4. Recepção cultural - Distribuição de cordel no aeroporto aos turistas que desembarcarem no estado, através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo.

5. Criar um movimento de Poetas e Escritores para produzir e vender obras em mutirão durante a Copa do Mundo.

6. Sugerir que as Secretarias de Cultura do Ceará e Fortaleza realizem oficinas permanentes de orientação para proponentes dos editais.

7.Que o Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará tenha assento para escritores independentes e leitores.

8. Encaminhar para a Fifa a sugestão que o símbolo da copa de 2014 seja um chocalho.

9.Implantar programas de formação de leitores ( oficinas) nas escolas, empresas, fábricas, associação de moradores e entidades.

10.As discussões do Congresso devem ser levadas às escolas, sindicatos, bibliotecários, Assembleia Legislativa e candidatos a eleição este ano.


Liceu do Ceará, Fortaleza(Ceará), 25 de Julho ( Dia do Escritor ) de 2010



AURIBERTO VIDAL CAVALCANTE
COORDENADOR DO CONGRESSO



-------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENCONTRO DE BLOGUEIROS

NO II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ

LEIA NO BLOG DO ELIOMAR DE LIMA



LYMA NETTO, LUIZA AMORIM, AURIBERTO CAVALCANTE E TIAGO VIANA

ELIOMAR DE LIMA RECEBENDO DE EUDISMAR MENDES O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NO II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES

LUIZA AMORIM, AURIBERTO CAVALCANTE, ELIOMAR DE LIMA
                                                       E IGOR DO " CULTURA IN "


" Participamos, nesta manhã de domingo, no auditório do Colégio Liceu do Ceará, do último dia de debates do II Congresso de Ecritores, Poetas e Leitores do Ceará, uma promoção do Grupo Chocalho. Integramos uma mesa de debates sobre o tema “O Espaço Virtual como Suporte e o Uso de Novas Mídias”, onde abordamos o caso dos blogs ao lado de companheiros como Auriberto Cavalcante (www.grupochocalho.blogspot.com), Luiza Amorim (www.biogafismos.rodpress.com), Tiago Viana (www.rastreadoresdeimpurezas.org), Igor Correa (www.culturain.com.br) e Lyma Neto (www.lymaneto.blogspot.com).

Foram vários os questionamentos sobre a importância dos blogs, interatividade, questão da democratização da informação e uma série de assuntos ligados às redes sociais. O encontro foi positivo e serviu para reforçar em nós a certeza de que o fundamental na blogosfera é a conquista diária de credibilidade."



BLOG DO ELIOMAR DE LIMA



---------------------------------------------------------------------------------------------



HOMENAGEM AO GRUPO CHOCALHO
" Ao Professor AURIBERTO
esta notável figura
e ao nosso GRUPO CHOCALHO
com sua AÇÃO nobre e pura
seguindo meta e planos
que há vinte e cinco anos
vem badalando a Cultura."
KLÉVISSON VIANA

ESCRITOR, POETA, CORDELISTA
EDITORA TUPYNANQUIM

Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo chocalho pelo trabalho de preservação e divulgação da literatura cearense.

    ResponderExcluir