quarta-feira, 17 de novembro de 2010

" RACHEL, 100 ANOS "

Rachel, 100 anos



" Na sede da ABL, da qual Rachel de Queiroz fez parte, fica em cartaz até o fim do mês uma exposição que conta a trajetória da escritora "

" A história de Rachel de Queiroz é única. A escritora cearense, nascida há exatos 100 anos, destacou-se não apenas por sua prosa segura e sensível aos dramas do homem, mas também por uma personalidade que se fazia notar. Rachel teve visibilidade no meio em que, ainda hoje, muitas mulheres batalham por espaços iguais aos dos homens: a escrita e a esfera intelectual. Primeira mulher a integrar os quadros da Academia Brasileira de Letras (ABL), a cronista firmou no imaginário coletivo dos leitores figuras femininas tão fortes quanto ela mesma. Hoje, o Caderno 3 homenageia a autora de “O Quinze”, “Memorial de Maria Moura”, dentre outros, com uma edição especial, tecida a partir de memórias que a autora legou àqueles que com ela conviveram.

Homenagens marcam data

Lançamentos de livros, sessões solenes e até a estreia de uma animação feita em computação gráfica estão programados para reverenciar a obra de Rachel de Queiroz

Diversos eventos programados para toda esta semana marcarão o centenário de nascimento da escritora Rachel de Queiroz. As homenagens acontecem tanto em Fortaleza quanto em outras cidades.

Hoje, haverá uma sessão solene no Senado Federal para celebrar a data. A iniciativa é do senador Inácio Arruda. Na ocasião serão distribuídas cópias do manuscrito do livro "O Quinze", obra que consagrou Rachel de Queiroz como uma das maiores escritoras brasileira. O material foi disponibilizado por José Mindlin (1914-2010). Ainda como forma de estender a comemoração para todo o Brasil, Inácio Arruda propôs também, através do Projeto de Lei 559/2009, que 2010 fosse o "Ano Nacional Rachel de Queiroz".

Em Brasília, o futuro vice-presidente da República, Michel Temer, atual presidente da Câmara dos Deputados, aprovou a realização de uma Sessão Solene em homenagem à escritora, que deverá ser realizada no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira, dia 19 de novembro. O autor do requerimento à Mesa Diretora foi o cearense Raimundo Gomes de Matos.

A Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, promove a "Exposição Rachel de Queiroz", que conta, em seis módulos, a vida de Rachel desde seu nascimento, em Fortaleza, passando por sua fase como romancista e terminando com sua atuação como membro da Academia. A curadoria é de Alexei Bueno e a exposição fica em cartaz até o dia 30 deste mês.

No Ceará, a Assembleia Legislativa prestou suas homenagens em solenidade promovida ontem à noite no Colégio Imaculada Conceição, no centro de Fortaleza. A sessão solene foi requerida pelo presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, deputado Professor Teodoro, em parceria com o Fórum Permanente pela Educação.

A editora Armazém da Cultura lança, também amanhã, às 19 horas, no Espaço Armazém da Cultura (Jorge da Rocha, 154, Aldeota), um livro inédito de poesias da autora, intitulado "Serenata". Os poemas, que datam de 1925 a 1930, já haviam sido publicados em jornais e revistas cearenses da época e foram entregues à editora pelo bibliófilo José Augusto Bezerra, que mantém o Memorial Rachel de Queiroz, com o consentimento da família de Rachel.

Em "Serenata" Rachel estabelece sua identidade pessoal, a sua ideologia literária. Os temas poéticos abordados pela autora são sua própria vida, aquilo que a sensibilizava ou inquietava. A música, o livro, a casa, as pessoas, os sentimentos, os sonhos, a seca, o povo simples, a hospitalidade cearense, a religiosidade, são alguns destes temas apresentados na obra. Organizado e apresentado pela escritora Ana Miranda, o livro demonstra quem Rachel desejava ser, e quem seria por toda a vida, "uma das maiores escritoras brasileiras", segundo Ana."


Programação


17/11 - Sessão solene no senado federal

A iniciativa é do senador Inácio Arruda. Na ocasião, haverá distribuição de cópias do manuscrito de "O Quinze"

19/11 - Homenagem na câmara dos deputados

O presidente da Casa, Michel Temer, aprovou requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos

Até 30/11 - Exposição rachel de queiroz

A Academia Brasileira de Letras (ABL) promove mostra com diversos objetos pessoais da escritora

18/11 - Lançamento do livro "serenata"

Editora Armazém da Cultura publicou poemas de Rachel que já haviam sido divulgados em jornais e revistas locais

18/11 - Animação "1915 - O ano em que a terra queimou"
Produção do chargista Sinfrônio estreia amanhã na TVC, às 18h55."


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=885925

Nenhum comentário:

Postar um comentário