domingo, 24 de julho de 2011

AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA DESTACA O DIA DO ESCRITOR

Grupo Chocalho comemora o Dia do Escritor



 

A data é nobre e lúdica. Segunda-feira, 25 de julho, o país comemora o Dia do Escritor. Para prestigiar aqueles que, com infinita criatividade, nos mostram a beleza da leitura literária ou a relevância do texto científico, o Grupo Chocalho promove solenidade em homenagem à data. O evento acontece na próxima segunda (25), na Academia Cearense de Letras.

Durante a solenidade será encerrado o I Festival Intercolegial de Poesia Estudantil. Com a proposta de levar para as escolas públicas e privadas um projeto de leitura e escrita, o Festival também buscou colaborar com a permanência e sucesso dos estudantes na escola, além de tentar descobrir novos talentos através da poesia. Estudantes regularmente matriculados puderam participar do Intercolegial. “Recebemos inscrições até o dia 30 de junho. O material recebido dava para fazer mais de dez livros de poesia”, conta o coordenador do Grupo Chocalho, Auriberto Cavalcante.

Na ocasião, para marcar o encerramento do Festival e premiar os participantes, também será lançado o Livro-Prêmio, “I Antologia de Poesia Estudantil”, que reúne as 100 poesias que mais se destacaram no Intercolegial. “O livro, sem dúvida alguma, é o prêmio maior. Foi publicado pelas Edições Chocalho e patrocinado pela Fundação Beto Studart. É importante ressaltar a participação da Fundação, porque precisamos de mais incentivo à nossa cultura por parte do setor público”, avalia Auriberto.

Sobre a repercussão do concurso, o coordenador do Grupo afirma que o resultado foi positivo. “O retorno foi muito bom. É uma coisa linda, recebemos material de crianças que dava para fazer dois livros. E isso mostra que é importante estimular, pois quando a criança é estimulada, ela responde. A gente ia às escolas e declamava poesias, elas adoravam e pediam mais, mais. E é esse o nosso trabalho. Precisamos formar leitores, porque só existe escritor se tiver leitor. Nós encontramos tanta poesia bonita e com nível literário, provando que os alunos estão sim interessados”, revela.

O Festival, informou Auriberto, percebeu grande receptividade por partes das escolas, onde até mesmo as mais distantes, no interior do Estado, mostraram interesse em participar do concurso. “O Festival gerou uma discussão grande nas escolas. Houve a preocupação em participar, discussão em sala de aula e alunos descobrindo a beleza da poesia. Teve muito estudante que escreveu apenas por escrever, mas não enviou o material. Isso prova que há interesse, só precisa estimular”, reflete. Vale destacar que todos os participantes do concurso receberão o certificado de participação.

Ainda no espírito das homenagens, o Grupo Chocalho concederá Troféus “Mérito Chocalheiro” para escritores, apoiadores, escolas que se destacaram no I Festival de Poesia e estudantes vencedores.


Mérito Chocalheiro


Receberão o troféu “Mérito Chocalheiro”: Beatriz Alcântara; Fernando César Mesquita; Francisco Alace Mota Filho; Fundação Beto Studart; Ideal Club; Petrus Cariry; Sindicato Apeoc; Souto Paulino e Ubiratan Aguiar. “É importante reconhecer o papel de todos que contribuem com a cultura cearense. O nosso professor Souto, por exemplo, realiza um trabalho muito bonito na Agência da Boa Notícia, disseminando a cultura de paz. O Petrus é um jovem que está seguindo o caminho do pai Rosemberg no cinema. E cinema também é cultura e poesia. A Beatriz é uma grande escritora. O Sindicato da Apeoc está sempre apoiando o trabalho do Grupo, assim como a Fundação Beto Studart. O Ideal está completando 80 anos e sempre abriu as portas para a cultura. Todos que se envolvem com a nossa cultura, merece o nosso reconhecimento e agradecimento. E o troféu Mérito Chocalheiro simboliza isso”, explica Auriberto.

Os estudantes que obtiveram o primeiro, segundo e terceiro lugar dos ensinos Fundamental I, II e Médio, respectivamente, também receberão o troféu. E completando a lista dos homenageados, as escolas de Ensino Fundamental Padre José Arimatéia Diniz e Organização Educacional Farias Brito receberão o “Mérito Chocalheiro”, pelo destaque alcançado no I Festival de Poesia.

O Grupo Chocalho aproveita ainda o evento para marcar o início das comemorações do seu 27º aniversário, data celebrada em 4 de agosto deste ano.


Grupo Chocalho

Fundado em 4 de agosto de 1984, o Grupo Chocalho reúne escritores, artistas plásticos, jornalistas, fotógrafos, músicos, dentre outros, com o objetivo de defender e divulgar a cultura e a produção cultural, especialmente a cearense. Edita e lança livros e jornais.


Saiba mais no blog: http://grupochocalho.blogspot.com/

Serviço


Solenidade em homenagem ao Dia do Escritor


Local: Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 01 – Centro)


Data: 25 de julho de 2011

Horário: 08h


Com informações do Grupo Chocalho
Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)


FONTE: AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA
http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=2961

Nenhum comentário:

Postar um comentário